Blog da Instant Hair

Sem categoria

Cabelos brancos: assumir os grisalhos ou disfarçar?

Os cabelos brancos são o pesadelo de muitas pessoas, especialmente das mulheres. Isso porque seu surgimento está diretamente relacionado ao avanço de idade.

No entanto, ainda que o mais comum seja que os fios grisalhos apareçam a partir dos 35 anos – dependendo da raça e da genética –, não é raro encontrar alguns cabelos brancos mesmo em adolescentes.

Isso porque a modificação da cor dos fios capilares pode estar associada a fatores como estresse, alteração hormonal e, claro, genética.

Se você está passando por isso, saiba que temos duas boas notícias. A primeira é que dá para disfarçar os cabelos brancos de maneira simples. A segunda é que os fios grisalhos se tornaram uma verdadeira tendência.

Ou seja, você tem diferentes opções de como lidar com essa nova fase do seu cabelo. Além disso, se a calvície vier junto, sabia que também existem meios de disfarçá-la. Entenda tudo isso agora!

Como surgem os cabelos brancos?

Entre as teorias que explicam o surgimento dos cabelos brancos, a mais aceita diz respeito à morte dos melanócitos. Tratam-se das células responsáveis pela fabricação da melanina, pigmento que dá cor aos fios capilares.

O surgimento dos primeiros grisalhos varia bastante de acordo com a raça, genética, estilo de vida, entre outros fatores.

De modo geral, as pessoas caucasianas (brancas) costumam notar o aparecimento dos cabelos brancos entre os 35 e 45 anos. Entre os negros, esses fios tendem a surgir mais tarde, entre os 55 e 65 anos.

Cabelos grisalhos são tendência?

Mas como dissemos inicialmente, você não precisa se preocupar com seus cabelos brancos se não quiser escondê-los. Isso porque o grisalho se tornou uma verdadeira tendência.

A ideia de assumir os fios brancos se une à praticidade, ao rompimento de padrões estéticos, bem como a não ceder à cobrança por uma eterna juventude. No entanto, isso não quer dizer que ter cabelos brancos é sinônimo de velhice ou descuido. 

Ainda que não seja tão forte no Brasil, mulheres do mundo inteiro, incluindo grandes nomes do mundo da moda, deram início a esse movimento que levou, inclusive, à criação do site Revolution Gray (Revolução Grisalha).

Qual a melhor forma de cuidar dos cabelos brancos?

Para assumir os cabelos brancos, ou disfarçá-los, é importante ter alguns cuidados especiais. Isso porque os fios sem pigmentação costumam ter uma textura diferente dos demais.

Assim, veja como mantê-los bonitos e saudáveis, seja qual for a sua opção.

Mantenha a hidratação em dia

Cabelos brancos costumam ficar mais arrepiados do que os outros. Para minimizar esse efeito, é fundamental mantê-los hidratados.

O ideal é fazer uma boa hidratação uma vez por semana, se atentando para não dormir com os fios molhados, pois isso pode acentuar o efeito frizz.

Diminua a frequência de lavagem

Justamente por serem mais secos, quem tem cabelos brancos deve evitar lavá-los todos os dias, pois o processo retira ainda mais a oleosidade natural dos fios.

Além disso, quando for lavar, é preciso se atentar ao xampu utilizado, visto que esse tipo de fio costuma ficar amarelado facilmente. Para evitar isso, a dica é usar um xampu roxo.

Proteja os fios do calor excessivo

As pessoas adeptas ao secador, chapinha e babyliss devem ter ainda mais cuidado ao usar esses aparelhos nos cabelos brancos, pois o calor os danifica ainda mais. 

Para evitar isso, antes de submeter os fios a altas temperaturas, não deixe de aplicar bons protetores térmicos.

Escolha as tinturas certas

Mas se você preferir esconder os cabelos brancos, é fundamental escolher a tintura certa para evitar ainda mais o ressecamento dos fios.

Para quem utiliza algum tipo de química, por exemplo, progressiva ou relaxamento, o ideal é utilizar os tonalizantes. O mesmo vale para quem tem até 30% dos fios brancos.

Já as tinturas permanentes são mais indicadas para pessoas com muitos cabelos brancos, ou seja, quando esses são predominantes.

Apesar de mais agressivas que os tonalizantes, é a única forma de cobrir 100% dos fios despigmentados.

O que fazer se os fios brancos vierem com a calvície?

Ainda que haja todas essas alternativas, os cabelos brancos podem vir acompanhados de outro problema: a calvície.

Mesmo atingindo mais homens do que mulheres, não é raro encontrar a alopecia, como também é chamada, em ambos os sexos. No entanto, mesmo essa questão pode ser contornada. 

Existem diversas soluções no mercado que não danificam os fios e ajudam a disfarçar a calvície e os cabelos brancos.

Uma delas é a maquiagem capilar, que disfarça cabelos fino e ralos, e ainda ajuda a retocar raízes brancas.

Além disso, é bastante válido se manter por dentro das novidades sobre como manter seus cabelos saudáveis e, consequentemente, a autoestima elevada.

Por isso, aproveite que está aqui e assine a nossa newsletter. Estamos constantemente publicando conteúdos voltados para esse assunto que vão ajudar bastante você! Não perca!

  • Share:

Leave a Comment

sing in to post your comment or sign-up if you don't have any account.